O Banco de Portugal e a CFA Society Portugal lançam a segunda edição do concurso “O Meu Futuro Financeiro” dirigido a estudantes universitários. A primeira edição contou com a participação de mais de 400 alunos de 27 instituições de ensino superior.
As equipas inscritas vão ter a oportunidade de resolver um caso de estudo sobre finanças pessoais, justificando as suas escolhas financeiras em áreas como a gestão do orçamento familiar, a poupança ou o crédito.
Este concurso visa contribuir para melhorar os conhecimentos financeiros dos estudantes universitários e promover atitudes e comportamentos financeiros adequados, numa fase próxima de iniciarem a vida ativa.
Consulte o regulamento do concurso “O Meu Futuro Financeiro”.
Eventuais dúvidas poderão ser colocadas por e-mail para [email protected] e [email protected].
Quem pode concorrer?
A participação no concurso é aberta a todos os estudantes que estejam matriculados, no ano letivo 2025/2026, em curso de ensino superior, universitário ou politécnico.
Os estudantes que pretendam participar no concurso devem constituir uma equipa, com um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos. Os elementos da equipa podem frequentar instituições de ensino superior distintas.
Como concorrer?
A inscrição de cada equipa deve ser feita por um docente pertencente a uma instituição de ensino superior, que se responsabilize pela participação da equipa.
O docente responsável deve submeter a inscrição da equipa no concurso, até dia 26 de outubro, através do preenchimento do formulário de inscrição.
Não existe limite ao número de equipas que cada docente pode inscrever no concurso.
No caso de a equipa ser composta por alunos de diferentes instituições de ensino superior, o docente responsável deve pertencer a uma instituição frequentada por pelo menos um elemento da equipa.
Quais as fases do concurso?

- As inscrições abrem no dia 15 de setembro, e os docentes responsáveis podem inscrever as equipas até 26 de outubro;
- No dia 30 de outubro, os elementos das equipas inscritas recebem o caso de estudo nos endereços de e-mail indicados no formulário de inscrição, com conhecimento do respetivo docente responsável;
- Até 16 de novembro, as equipas devem enviar as propostas de solução do caso, para o e-mail [email protected], no formato indicado no regulamento do concurso;
- Até dia 13 de fevereiro, são divulgadas as cinco equipas que apresentaram as melhores soluções e que vão disputar a final nacional;
- A final nacional decorre em março de 2026, no âmbito da celebração da Semana da Formação Financeira 2026. Nesta prova, as equipas finalistas são convidadas a apresentar as suas conclusões e a responder a questões colocadas pelo júri da final.
Que prémios podem ser atribuídos?
As três melhores equipas têm direito a um prémio pecuniário, distribuído da seguinte forma:
- 1.º lugar — 1000 euros;
- 2.º lugar — 500 euros;
- 3.º lugar — 300 euros.
Onde obter informação sobre os temas do concurso?
O concurso “O Meu Futuro Financeiro” é um concurso de literacia financeira, que abrange matérias como o planeamento e a gestão do orçamento familiar, a importância da poupança e os cuidados a ter na sua aplicação, e o recurso responsável ao crédito.
O Portal do Cliente Bancário contém diversos materiais de preparação — como vídeos, brochuras e descodificadores — sobre os temas tratados no concurso, que podem ser utilizados pelos alunos para prepararem a solução do caso de estudo.
O Portal Todos Contam também tem materiais dedicados a estas temáticas.
Este portal oferece igualmente uma plataforma de e-learning, com vídeo-aulas e outros recursos, e ainda um ambiente de aprendizagem virtual Moodle, que os alunos podem utilizar para consolidar e avaliar os seus conhecimentos.